Vocação: graça e missão.

Vocação: graça e missão. 

 

 

 

Vocação, vocare, é o chamado de Deus aos seus filhos e filhas: “a vocação o chama, primeiro na alma, em forma de exigência; depois, propulsiona-o para frente com a força de um guindaste, com o ardor do ideal e, no fim, outorga-lhe a jubilosa certeza de que está caminhando na direção da sua plenitude completa.” (Dom Rafael Cifuentes)

No primeiro momento, pode parecer assustadora a longa caminhada rumo ao sim definitivo, mas devemos ter coragem para fazer a santa vontade de nosso Deus. 

Vale a pena, vale a vida!

É graça pelo fato de serem poucos os que respondem com seu sim ao chamado do Messias: “Vem e segue-me”

É missão em razão do convite que recebemos para ter um contato íntimo com Cristo, a ponto de sermos envoltos pelo Espirito Santo no seio da Igreja. 

Conforme o Papa João Paulo II nos diz: 

“Deus chama sempre os seus sacerdotes, a partir de determinados contextos humanos e eclesiais, com os quais estão inevitavelmente conotados e aos quais são mandados para o serviço do Evangelho de Cristo.” (PV, n.5)

Todos somos chamados a nos tornar promotores vocacionais em nossas comunidades e paróquias, começando por aquela “Ave Maria” rezada pelas vocações antes de cada Celebração Eucarística. 

Contudo, hoje, ao nos deparar com um jovem disposto a abraçar o chamado feito por Cristo, a primeira reação que temos é duvidar se de fato é isso mesmo, muitas vezes relutando em motivar e incentivar. 

Devemos, entretanto, acolher as vocações e ao mesmo tempo aceitar a escolha de Nosso Senhor. 

Que em meio às incertezas e desânimos, tendo nosso coração a arder e nossos pés se colocando à disposição, possamos com voz forte dizer nosso sim a Deus e à Igreja.

O evangelista Mateus vai nos dizer que muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos, pois “o dom da vocação daqueles que são chamados e atendem ao convite do Mestre à vocação presbiteral exige conversão, discernimento e preparação humano-afetiva, intelectual, espiritual e pastoral-missionaria.” (Humberto de Carvalho). 

Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos.

 

Igor Piccoli Buzanelo
Seminarista
Diocese de Cruz Alta


 

Postado por Católica News

Curta nossa página no Facebook e deixe seu comentário:
https://www.facebook.com/CatolicaNewsBrasi

 

 

 

Postar um comentário

Não nos responsabilizamos pelos comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem