PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM ADELAR BARUFFI DA ARQUIDIOCESE DE CASCAVEL (PR)

 PAPA ACEITA RENÚNCIA DE DOM ADELAR BARUFFI DA ARQUIDIOCESE DE CASCAVEL (PR)


 

 

O Papa Francisco oficializou hoje, 12 de fevereiro, a aceitação do pedido de renúncia apresentado por dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel, no Paraná. 

A decisão foi motivada por razões de saúde, já que o prelado enfrenta um tratamento contra um tumor cerebral.

A notícia foi anunciada pela Santa Sé, trazendo um novo capítulo na trajetória eclesiástica da região.

 

LEIA TAMBÉM:

MAIS FORTES QUE O MAL: Um Guia Inestimável para a Batalha Espiritual

 

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou seu agradecimento ao prelado em uma nota cordial, destacando sua dedicação e ministério exemplar à frente da arquidiocese. 

Dom Adelar Baruffi recebeu reconhecimento pela sua profunda devoção à Palavra de Deus e pelo seu comprometimento com a fé e a pureza ao longo de sua liderança episcopal.

Junto à CNBB, líderes religiosos também compartilharam palavras de apreço e gratidão a dom Adelar Baruffi por seu serviço à comunidade de Cascavel. 

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB, expressou votos de confiança na jornada espiritual do agora bispo emérito.

 

 


 

TRAJETÓRIA DE DOM ADELAR BARUFFI

Nascido em Coronel Pilar, Dom Adelar Baruffi trilhou uma trajetória marcada pela dedicação à fé e ao serviço religioso. 

Ingressou no seminário aos 15 anos e, ao longo dos anos, consolidou sua formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Sua ordenação presbiteral ocorreu em 22 de janeiro de 1995, seguindo-se sua nomeação como bispo pela nomeação do Papa Francisco em 17 de dezembro de 2014. 

A ordenação episcopal foi realizada em 07 de março de 2015, marcando o início de seu ministério na Diocese de Cruz Alta.

 


 

 

 

DEDICAÇÃO E MISSÃO EPISCOPAL

Como Bispo, Dom Adelar foi um fervoroso defensor da fé e um dedicado pastor para sua comunidade. 

Seu compromisso com a formação sacerdotal e a evangelização da juventude no Regional Sul 3 foi amplamente reconhecido.

O brasão de Dom Adelar, marcado pelos símbolos da Palavra, Eucaristia e Caridade, reflete sua profunda espiritualidade e seu compromisso com os valores centrais do cristianismo. 

Sua escolha como arcebispo para a Arquidiocese de Cascavel em 2021 marcou um novo capítulo em sua jornada de serviço à Igreja.

AGRADECIMENTOS E ORAÇÕES PARA O FUTURO

Enquanto a Arquidiocese de Cascavel se prepara para uma nova fase de liderança, tanto a CNBB quanto os fiéis locais pedem orações pela comunidade e aguardam ansiosamente orientações da Nunciatura Apostólica sobre os próximos passos a serem tomados.

Em um momento de transição, é importante expressar gratidão pelo legado deixado por dom Adelar Baruffi e manter a esperança e a fé na continuidade da missão da Igreja em Cascavel e além.

Acompanharemos de perto os desdobramentos deste acontecimento e renovamos nossos votos de fé e solidariedade para com a Arquidiocese de Cascavel neste momento de transição. 

Que a luz divina continue a guiar o caminho de todos os fiéis e líderes religiosos da região.

 

Fonte: Pascom Diocese de Cascavel PR

Postado por Católica News

Curta nossa página no Facebook e deixe seu comentário:
https://www.facebook.com/CatolicaNewsBrasil


 Confira o conteúdo do Canal Vem Orar!:

Postar um comentário

Não nos responsabilizamos pelos comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem